Exposição Nuas, de Alex Moreira | 03 de agosto a 11 de setembro de 2015

A exposição NUAS constitui o primeiro passo para a construção de uma poética pessoal da natureza na visão do autor, Prof. Alex Moreira, doutor em Ciências Sociais e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade FUMEC.

As fotografias exibidas na mostra NUAS foram obtidas em paisagens diversas, tais como New York, Chaddsford, New Jersey, Washington, DC (EUA) e Pirenópolis (Brasil), retratando momentos que ilustram paz, opressão, medo, quietude. “Trata-se de um exercício de resignificação do sentimento pela imagem”, afirma o Prof. Alex Moreira.

Segundo a curadora da exposição, Prof. Dunya Azevedo, “o tema da árvore é importante nesse momento que estamos vivendo, pois a escassez da água e a poluição do meio ambiente nos fazem lembrar que, além de ser símbolo a vida, a árvore evoca o equilíbrio, o centro. Elas têm um ciclo: perdem suas folhas e se recobrem anualmente e é por elas que o mundo respira”.  

Meu trabalho é resultado de um processo de construção de um universo imagético próprio que figura e reconfigura-se a partir do frágil arquétipo humano em sua interpretação do mundo. As árvores são os atores da ação e sentimento, acolhendo nossa sempre limitada capacidade de perceber o ambiente que nos cerca.”, destaca o docente.

Alex Moreira é doutor em Ciências Sociais e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade FUMEC. Na fotografia, em especial, seu interesse acadêmico tem se firmado no desenvolvimento de uma poética da natureza, uma releitura da imagem natural in facto, em prol da representação de sua emoção pessoal.

Exposição NUAS
Período: 03 de agosto a 11 de setembro de 2015
Projeto Mais Arte na Biblioteca, Espaço Fotografia
Curadoria: Profa. Dunya Azevedo; Prof. André Sena

“Se em ti morre uma idéia, para sempre
arranca-a de ti e atira-a ao vento.
Porque são os cadáveres de idéias
a pompa estéril da folhagem morta!”

(Poema ‘A exemplo das árvores nuas’ de Enrique R. La Serna)

Comentários