Exposição “Lembranças”, de Lucia Brasileiro

No período de 04 de agosto a 12 de setembro, inaugurando o calendário de mostras do segundo semestre letivo, a Biblioteca da FCH apresenta a exposição “Lembranças” com obras da artista plástica Lucia Brasileiro.


A mostra, realizada sob a curadoria do Professor Wilson Soares Leite, reúne telas criadas em diversas fases do trabalho de Lucia Brasileiro, constituindo um recorte precioso do amadurecimento da artista. Para o curador da exposição e Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade Fumec, "o que Lucia representou e representa para a cena artística mineira, mereceria exposição de maior envergadura. No entanto, por maior e mais rica que fosse tal exposição, não poderia suplantar o carinho com que esta foi concebida e montada. Retomar e expor parte da obra desta artista, é trazer a lume, para aqueles que dela não puderam partilhar a presença, um pouco da alegria, energia, luz, afeto e força que moveram sua vida. Para aqueles que com ela tiveram a sorte de conviver, é fazer uma justa homenagem, neste lembrar saudoso do que ela nos deixou, como artista e como pessoa."

Imagem do acervo pessoal

A mineira Lucia Brasileiro, nascida em 1946 na cidade de Botelhos, transferiu-se para Belo Horizonte em 1960 e teve uma trajetória atuante no cenário artístico da Capital até o seu falecimento ocorrido em 2002. Registros que compõem um acervo documental amorosamente guardado por seu marido, o médico pediatra Dr. Olival Lacerda, ilustram fatos relevantes na vida da artista. Na década de 1980, Lucia Brasileiro foi proprietária da Mandala Galeria de Arte, época em que protagonizou o lançamento de vários artistas, inclusive Heleno Nunes e Carlos Passos. Lúcia também apresentou obras de Siron Franco em exposição inédita em Belo Horizonte e participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior, convivendo com artistas contemporâneos como Inimá de Paula, Wilde Lacerda, M. A. Moreira, Yara Tupynambá, Maria Helena Andrés, Nilza Lentz, Nívia Nohmi, Juçara Costa, entre outros.

Obra de Lucia Brasileiro. Imagem: Haroldo Carneiro
Lembranças” é a primeira mostra póstuma de Lucia Brasileiro e as telas exibidas, pertencentes a acervos particulares, tornam a exposição uma oportunidade singular para (re)visitar o trabalho vivaz e conhecer a essência de uma artista cujos traços e cores eram a própria identidade criativa.
SERVIÇO
Exposição“Lembranças”
Artista: Lucia Brasileiro
Período: 04 de agosto a 12 de setembro de 2014
Curadoria: Professor Wilson Soares Leite
Projeto Mais Arte na Biblioteca
Apoio: DCE Construção Coletiva; Gráfica O Lutador, BRW Integrando Tecnologia
Local: Biblioteca da FCH | Universidade Fumec
Horário: 07h30min até 22h30min (segunda a sexta-feira.) | 08h às 14h (sábados)
Contatos: (31) 3228-3033 | biblioteca.fch@fumec.br
Entrada franca. 

Comentários

  1. Foi um prazer apreciar essa exposição em homenagem à minha tia Lucia. Esta é a sua primeira mostra póstuma, transcorridos 12 anos de sua passagem.Revisitar seus quadros fora do contexto doméstico que frequento assiduamente há anos,fez-me perceber detalhes de sua técnica que desconhecia, valorizando-a ainda mais. Jamais poderia imaginar que as veria no espaço em que hoje atuo como professor do curso de Pedagogia, ao lado do curador "Psiquê", como carinhosamente chamamos o Professor Wilson Soares Leite. Pude inaugurar minha disciplina Fudamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Arte, convidando minhas alunas do 2º semestre de 2014 para visitarem a exposição e realizarem um exercício crítico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário