Uma Biblioteca para Cruz Diez

Exposição
Artista: Lucas Dupin
Período: 8 de abril a 10 de maio
Curador: Prof. Gladston Mamede
Direção: Dra. Priscila Reis

Os frequentadores da biblioteca da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da FUMEC experimentaram uma mostra de artes visuais inusitada. O jovem artista mineiro Lucas Dupin, a convite do projeto Mais arte na Biblioteca, realizou uma instalação na qual milhares de tiras coloridas foram inseridas entre os livros, ocupando os dois andares do acervo.
 

 
Intitulada de “Uma biblioteca para Cruz-Diez”, a exposição homenageou o artista plástico venezuelano Carlos Cruz-Diez (1923). Embora ainda pouco conhecido no Brasil, mesmo depois de uma grande retrospectiva realizada, ano passado, na Pinacoteca em São Paulo, Cruz-Diez é sem dúvida um dos artistas sul-americanos mais reconhecidos internacionalmente. Desde o início de sua carreira a cor, enquanto fenômeno, sempre esteve no centro de suas investigações artísticas. Para ele, a cor é um elemento que “evolui no espaço e no tempo e que não necessita de nenhuma forma, suporte ou muleta cultural”.



Na exposição realizada na biblioteca da FCH/FUMEC, a cor também foi o elemento chave. Somadas às cores que já estão nos livros, foram colocadas entre eles tiras coloridas que aparecem ou desaparecem à medida que nos deslocamos por elas. É a partir da soma destes pequenos elementos que estantes inteiras se convertem em grandes painéis coloridos dos quais dominam as cores vermelho, azul, verde e amarelo. O que está no centro é a própria experiência cromática. Assim, não há na exposição nenhum apelo figurativo, simbólico ou representativo. O que significa que a exposição é a própria experiência do visitante com a cor, que possui sua força e vida própria.

Comentários