ExposiçãoArtista: Marcel Diogo
Período: outubro a dezembro de 2011
Curador: Prof. Gladston Mamede
Direção: Dra. Priscila Reis
As atividades da Galeria de Arte da Biblioteca da FCHS/Fumec, no ano de 2011, foram encerradas com a exposição Naturezas Mortas do artista plástico mineiro Marcel Diogo.
A esta altura, , a comunidade acadêmica já havia assimilado não apenas a existência do espaço – a Galeria de
Arte da Biblioteca –, mas também já assimilara a pluralidade de linguagens e
vocabulários estéticos que podem compor a expressão artística na
contemporaneidade. A notícia de uma nova exposição era acompanhada de visitas de professores, alunos e funcionários, para conferir os novos trabalhos e manifestar suas posições.
Neste contexto, a exposição de Marcel Diogo veio no tempo correto: dono de uma técnica precisa, hiperrreal, o artista fez um trocadilho plástico com as chamadas naturezas mortas, combinando seus elementos clássicos (vegetais), dispostos no enredo da tela de formas diversas (como em sacos plásticos, junto com outros produtos - a caixa de fósforo, por exemplo - como se estivessem recém chegados de uma feira, supermercado ou sacolão), com corpos assassinados.
Houve um intenso debate que, por si só, revelou a importância do espaço para a instituição. Destaque para o Prof. Jacques Ackerman, do Curso de Psicologia, que tornou os trabalhos uma referência para o debate em sala de aula, com excelentes resultados.
A exposição teve o patrocínio da Gráfica O LUTADOR e da Editora ATLAS.


Comentários
Postar um comentário